Empurrões, puxões de cabelo, cachetadas, burlas ou insultos são comportamento violento, apresentam-se mais do pensado entre as/vos adolescentes, comummente passam inadvertidos ou se os define como jogos ou gestos de afeto. A repetição deste tipo de condutas, é a característica de uma relação violenta.
Entre as/vos adolescentes é muito frequente também o maltrato emocional, cujos indicadores são, em general, ameaças de terminar a relação, acusações, desqualificações e/ou ciúmes excessivos. Nestes casos, o problema pode ser mais difícil de resolver porque ao não ter golpes físicos, as adolescentes não percebem que estão vivendo uma relação violenta e muitas identificam essas condutas como indicadores de carinho. Numerosas mulheres maltratadas, enquanto seu processo de recuperação, manifestam que a violência em seus casais tinha começado no noivado, apesar que nunca o tinham percebido desse modo.
Imágen: Danny Hahlbohm
| TE APAIXONASTE DE UM HOMEM VIOLENTO? → Sentes medo de suas reações? → Te animas a dizer o que pensas? → Te acusa de estar, sair ou coquetear com outros homens? → Ainda que seja uma só vez, te empurrou, retorceu-te o braço, colou-te? → Te desvaloriza, xinga-te, desqualifica-te? → Suspeita de ti, se lhe pedes que usem preservativo? → Te é infiel? → Ameaça com deixar-te? → Te obriga a realizar coisas que não queres fazer? → Te diz que tuas amigas ou familiares “te enchem a cabeça na contramão dele”? → Te acusa de vestir-te e maquilar-te provocativamente? → Cada vez que há algum episódio violento te pede perdão e assegura que não vai passar nunca mais? Se com uma ou mais opções te sentes identificada… É POSSÍVEL QUE TE LESTES APAIXONADO DE UM HOMEM VIOLENTO. PODE SER QUE TERMINES SENDO UMA MULHER MALTRATADA… ¡¡¡ PEDE AJUDA!!! ESTÁS A TEMPO Programa de assistência e prevenção de ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR, destinado a adolescentes com vínculos violentos (físico, emocional e/ou sexual) em suas relações de casal. Formas de acesso ao programa A linha telefônica “TE AJUDO” (linha de assessoramento em casos de maltrato infanto-juvenil), funciona como a principal receptora de demanda. As operadoras são quem se encarregam de detectar a situação de violência, confeccionando uma ficha e outorgando os turnos para as entrevistas de admissão para o programa. Derivações realizadas por Organismos Governamentais e Não Governamentais. Instituições que se desempenhas com adolescentes. Juízo de Menores TE: (03534) 416179, CÓRDOBA CAPITAL-ARGENTINA Serviços que se brindam Tratamento Psicológico individual e/ou grupal para ambos integrantes do casal. Grupo de Orientação e Assessoramento para pais e familiares de adolescentes. Assessoramento Jurídico Seguimento psico-social |







0 CA CHORROS:
Gracias por comentar