A desenvoltura social, como a maioria dos comportamentos e atitudes, obtém-se principalmente da família, ainda que se vão aprendendo em forma mais natural através do contato com outras pessoas, especialmente com meninos, dos modelos de conduta que tenham os meninos em seu meio imediato. O estilo de criação que os pais lhes proporcionem, tem muita relação com as habilidades sociais que eles desenvolvam.
Imágen: Anne Geddes
Muito carinho, combinado com níveis moderados de controle paterno, promovem um melhor estilo de sociabilización nos filhos, já que o afeto facilita uma relação segura, o que a sua vez promove as concorrências sociais dos meninos, em contraste, as condições autoritárias e permissivas não favorecem o desenvolvimento das habilidades sociais em forma adequada. A partir do ano de vida, começam uma nova etapa de socialização. Sua maior autonomia, dada por sua capacidade para deslocar-se, abre-lhes um mundo de novas possibilidades, seu desenvolvimento mental lhes permite interessar-se por tudo quanto os rodeia, incluindo às pessoas, ainda que de um modo bem mais elementar e exploratorio, num princípio. Ainda que estão muito centrados em si mesmos, já começam a fixar sua percepção nos demais. Aprendem a valer-se de certas “graças” para simpatizar e seu estado de ânimo costuma ser cordial. À medida que avançam os meses, seu sentido de independência e autonomia se acentuam e suas expressões de carinho se voltam mais frequentes, começam a sociabilizar mais com outros meninos e aprendem normas básicas de cortesia. Também é comum que se ponham zelosos, possessivos, egoístas e que façam birras de vez em quando. Entre os 19 e 24 meses começam a desfrutar da presença e interação com outros meninos, mas ainda não sabem jogar em grupo. Conquanto adquiriram domínio de seu corpo, desconhecem e temem a muitas coisas. É por isso que têm momentos em que parecem ser muito independentes e outros em que manifestam a atitude contrária. Neste período se identificam com a figura materna, tratam de imitá-la e inclusive substituí-la. Algumas das ações que podemos aplicar ▪ Levar ao menino a alguma vaga ou convidar a outro menino de sua idade para que compartilhem um momento agradável. Provavelmente se observem num princípio, imitem o que faz o outro, não queiram compartilhar seus brinquedos. Para trabalhar essa atitude, podemos provar tomar um brinquedo que lhe interesse muito ao pequeno, oferecendo-se dizendo ‘é meu mas to presto’. ▪ Perguntar-lhe como se chama, para que se acostume a contestar e a dizer seu nome. Convidá-lo a demonstrar seu afeto, pedindo-lhe que abrace a seu hermanito, dê-lhe um beijo à avó... ▪ Proporcionar-lhe encontros com outros meninos nas quais possa trocar brinquedos, enfrentar-se a certas dificuldades e jogar livremente. É bom não intervir em alguma relação difícil, só o necessário, assim reforçará sua autonomia e irá desenvolvendo sua capacidade de enfrentar-se a problemas. ▪ Reuniões com amigos adultos que tenham filhos pequenos: como os meninos são grandes imitadores, quererão ter uma vida social como seus pais. Se o menino já tem um ano ou mais, está capacitado para aprender a saudar aos adultos, animamo-lo a fazê-lo. ▪ Se o menino já tem um ano ou mais, está capacitado para aprender a saudar aos adultos, animamo-lo a fazê-lo. ▪ Dialogar com o menino, miradas ternas, palavras doces e cercania lhe dá muita segurança. ▪ Escutar música instrumental e infantil, são excelentes recursos para melhorar seu estado de ânimo. ▪ Levá-lo desde bebê aos lugares que vamos todos os dias, de compras por exemplo, e falar-lhe das coisas que observamos. |
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