Em diversas oportunidades, trabalhei com o livro O HOMEM LIGHT do psiquiatra ENRIQUE ROJAS, com alunos do secundário. Adaptando segundo as idades, escolas e anos aos que coincidem, tratando que incorporem valores, somando a temática da anorexia e bulimia, os problemas sociais, a tolerância. É um livro que recomendo ler. Aqui lhes deixo uma pequena sinopse.
Define ao Homem Light como um ser sem essência, que se rege em base a 5 características principais: → Permissividade: tudo está permitido. Não existem limites. Não tem seus valores definidos, já que estes representam fronteiras que moderam nossas ações. O respeito, a fidelidade ou a honestidade, não são outra coisa mais do que limites que nos impomos a nós mesmos. → Relativismo: para o Homem Light não existe nem bem nem o mau, já que tudo depende do enfoque com que percebe a realidade. O homem Light é um ente amoral. Um manojo de instintos e desejos sem um sentido. Ao não existir uma diferenciação entre o correto e o incorreto, submergimo-nos num estado de absoluta indiferença. → Consumismo: cultura do excesso. O homem Light é possuído por seus pertences. A única meta é ter mais, no entanto, ao ser permissivo e não ter limites nem um objetivo definido claramente, sua ambição nunca poderá ser satisfeita, o que terminará por arrastá-lo a uma profunda depressão. → Materialismo: vivemos num mundo plástico onde tudo é descartável e não existe transcendência. Os âmbitos espirituais e culturais são ignorados; o único que tem um valor, é aquilo que tem um preço. O dinheiro é o valor maior de todos. → Hedonismo: o Homem Light só tem interesse por viver o instante imediato. Para ele, o prazer e a comodidade são sinônimos da felicidade. O mundo gira ao redor do Homem Light, e a realidade existe tão só para satisfazer suas necessidades. O orgasmo é a maior felicidade de todas. O autor se submerge no sentido da vida nos tempos modernos: Liberdade tanto faz a verdade. O homem light é um ensaio que critica ao homem atual que brota em nossa sociedade, que perdeu todos os valores e ideais, que está influído pelos meios de comunicação, fazendo um grande papel no consumismo, e para sua felicidade procura o bem-estar. O apelido se deve a que em nossa sociedade consumimos produtos light: comida sem calorias, leite descremada, Coca-cola sem cafeína, sacarina… O livro se divide em dezesseis capítulos, a sua vez divididos em outras quantas partes mais. Os treze primeiros capítulos abordam as diferentes facetas ou dimensões que caracterizam ao homem light e os três últimos estão enfocados em procurar soluções a este tipo de homem que surgiu. |
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