Muitas vezes, às pessoas que padecemos ASI (Abuso Sexual Infantil) perguntam-nos e por que não o disseste antes?
Sempre é difícil fazer-se entender, fazer compreender aos demais que não podíamos. Este vídeo creio que reflete muito bem o que sempre é tão difícil expressar em palavras.
Se passaste ou estás sendo vítima abusado/a sexualmente, podes pedir informação e ajuda em NÃO SE O DIGAS A NINGUÉM
Um dos principais impactos a longo prazo que se dão nas vítimas de Abusos Sexuais Infantis (ASI) é no aspecto psicológico, já que a mente para poder sobreviver esconde as recordações; o sobreviviente muitas vezes não recorda absolutamente nada, ou recorda partes como num sonho.
Lastimosamente o assunto não se baseia nas recordações, já que o subconsciente desenvolve seqüelas que vão acompanhar ao sobreviviente por muito tempo em sua vida, quiçá sem saber o porquê.
Isto tem muito que ver com a idade da vítima, se o pôde contar alguém, se teve apoio à pessoa que lhe confiou dito acontecimento, existem vários fatores.
Quais são as seqüelas?
A lista é longa, resumirei as que me parecem as que mais relevantes:
* Baixa autoestima,
* Afastar-se da gente, desconfiar.
* Interiorizar seus problemas, não os comentar com ninguém.
* Afastar-se da felicidade (pensar que vai passar algo mau por ser feliz)
* Sensação de estar guardando um terrível segredo.
* Sensação de estar louco ou sentir-se bicho raro.
* Culpa, vergonha, depressão, medos.
* Comportamentos viciantes
Estas seqüelas estão escondidas enquanto o sobreviviente não tome consciência que foi vítima de um abuso sexual, geralmente isto sucede quando esteja preparado para enfrentá-lo, a idade oscila entre os 25-30 anos e inclusive mais. Lastimosamente para esse tempo em muitos países a pena para o abusador já está prescrita.
No momento que tome consciência desta realidade, vai ter que trabalhar para ir soltando pouco a pouco todas estas seqüelas que lhe ajudaram a sobreviver esta vivência tão forte.
Porque se dá?
O motivo pelo qual se desenvolvem estes pensamentos e sentimentos é pelo silêncio que suportou a vítima ao ter uma escassa linguagem para poder explicar o que lhe ocorria.
Há sobrevivientes que entram em tratamentos psicológicos por depressão e depois de um tempo descobrem o motivo.
É altamente recomendável que o sobreviviente inicie um processo de cura com apoio psicológico, já que tem que trabalhar em muitos aspectos de sua vida emocional, sexual, psicológica.
Previnamos que os meninos sejam vítimas de abusos sexuais...como mamãe te conto que a minhas filhas desde pequenas, demos-lhe informação adequada a sua idade para que tenham a confiança necessária para contá-lo a mamãe, papai, os avôs, as maestras...que não tivessem medo de dizer-nos se era uma familiar ou não...crer que não nos pode suceder é um grave erro...todos podemos passar por situações muito difíceis... sobretudo fazer-lhes entender que são vítimas, que não têm a culpa...
5 CA CHORROS:
Um tema da maior importância querida Graciela. Abuso sexual infantil. Este crime não pode passar em branco.
Un forte abrazo.
No se si mi comentario ha sido grabado. Volvere mas tarde para ver.
Odele sí mi vida ha quedado tu comentario. Tal vez vuelva al formulario anterior, el original de Blogger porque me está cansando éste.
Mi amiga, justamente ayer me enteré que la nieta de una amiga, ha sido abusada por su papá (profesional él), la niña tiene solo 3 añitos...yo como mujer y mamá no lo puedo entender, pero sucede y más de lo que uno piensa, imagina...besitos tesoro y a mi Flavia le dás varios por mi!!!
Olá Graciela,
parabens por mais um tema de extrema importância, infelizmente por este mundo fora há muitas crianças vitimas de abusos sexuais, que não os denunciam por medo de represálias, ou mesmo por temerem que se duvide da sua palavra.
É urgente incentivar estes seres pequeninos e indefesos a acusar sem receios quem os molesta.
Um beijinho grande,
Ana Martins
oi Anita, devemos perder o medo os adultos,,,os meninos também. Se lhes damos a oportunidade que possam contar-nos tudo o faz minha vida...agora se a Justiça não os mantém encerrados para sempre, saem e voltam a cometer semelhante desastre. Das violações poucas pessoas saem, não podem ser felizes...beijinhos!!!
Gracias por comentar