-->

HOMO SAPIENS

Palomas
O CUIDADO DO CÉREBRO INFANTIL
O dano cerebral produzido pela desnutrição dos meninos e suas graves seqüelas

Na vida animal a possibilidade de sobrevivência de um indivíduo depende de suas características genotípicas (o conteúdo genético), fenotípicas(o conjunto de propriedades do organismo, sejam ou não hereditárias), como assim do resguardo que lhe brinde sua comunidade.
Nestas circunstâncias a história do Homo sapiens, não tivesse sido possível sem sua contenção nela por um longo período depois do nascimento, os humanos pertencemos a uma espécie que requer de um prolongado cuidado posnatal da prole.
A sofisticação do cérebro é tal que precisa de um tempo de maturação mais longo do que o de outras espécies, o que obriga a cuidar as condições de seu desenvolvimento, ao menos até a adolescência.
Durante as diferentes etapas do mesmo, o médio ambiente deixará impressões que serão mais, ou menos, profundas. Sejam favoráveis ou desfavoráveis. Desde sua concepção até aproximadamente os três anos de vida, ocorrem fenômenos vinculados com o crescimento das populações celulares e suas conexões básicas, que constituirão o cérebro adulto.
Na gravidez a desnutrição severa, intoxicações, carências, infecções, drogadição materna, inatención…podem constituir fontes de lesão cerebral.
Nos países em desenvolvimento nascem cada ano ao redor de 30 milhões de meninos com atraso do crescimento por causa de sua má nutrição no seio materno.
Mais de 3 500 milhões de pessoas se vêem afetadas por carência de ferro, 2 000 milhões estão expostas ao risco de carência de iodo e 200 milhões de meninos em idade pré-escolar têm carência de VITAMINA A.
A carência de ferro pode causar atraso do crescimento, reduzir a resistência às doenças e prejudicar a longo prazo o desenvolvimento mental e motor e as funções reprodutivas; ademais provoca aproximadamente o 20 por cento das mortes relacionadas com a gravidez.
A carência de iodo pode causar danos cerebrais irreparáveis, atraso mental, falhas nas funções reprodutivas, diminuição da taxa de sobrevivência infantil e bócio, e numa mulher grávida poderá determinar diferentes graus de atraso mental no menino que nascerá.
A carência de vitamina Apuede provocar cegueira ou morte nos meninos e contribuir a reduzir seu crescimento físico e sua resistência às infecções, com o consiguiente aumento da mortalidade dos meninos pequenos.
O MUNDO ANIMAL PRESTA MODELOS AO ‘HOMEM SÁBIO’ A SEGUIR

0 CA CHORROS:

:)) w-) :-j :D ;) :p :_( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| :-T :] x( o% b-( :-L @X =)) :-? :-h I-)

Gracias por comentar

 
Ir Arriba