
A nutrição e o cuidado durante os três primeiros anos são cruciais para a saúde de toda a vida e o bem-estar. Na infância, não há dom mais precioso do que a lactância materna, mas mal uno de cada três meninos se alimentam exclusivamente com leite materno durante os primeiros quatro meses de vida.É a melhor alimentação para o recém nascido e o menino em seu primeiro ano. Deve ser exclusiva nos 6 primeiros meses e ser parte importante da alimentação durante o primeiro ano. A OMS recomenda lactância até os dois anos, especialmente em países em via de desenvolvimento.
Imágen: Google
Reduz a morbimortalidad infantil e as doenças infecciosas, especialmente diarréias e infecções respiratórias; contribui ótima nutrição favorecendo crescimento e desenvolvimento; beneficia a saúde materna; contribui à relação psicoafectiva mãe-filho; colabora em forma efetiva com o espaciamiento das gravidezes, diminuindo a fertilidade e poupando recursos. BENEFÍCIOS DA LACTÂNCIA MATERNA O leite materno contém tudo o que o menino precisa durante os primeiros meses da vida: protege ao menino frente a muitas doenças tais como catarros, bronquiolitis, pneumonia, diarréias, otitis, meningitis, infecções de urina, enterocolitis necrotizante ou síndrome de morte súbita do lactente, enquanto o bebê está sendo amamentado; mas também lhe protege de doenças futuras como asma, alergia, obesidade, doenças imunitárias como a diabete, a doença de Crohn ou a colitis ulcerosa e arterioesclerosis ou enfarte de miocardio na idade adulta e favorece o desenvolvimento intelectual. Os benefícios da lactância materna também se estendem à mãe as mulheres que amamentam perdem o peso ganhado durante a gravidez mais rapidamente e é mais difícil que padeçam anemia depois do parto, também têm menos risco de hipertensão e depressão postparto. A osteoporose e os câncers de mama e de ovário são menos frequentes naquelas mulheres que amamentaram a seus filhos. Desde outro ponto de vista, o leite materno é um alimento ecológico já que não precisa fabricar-se, envasar-se nem transportar-se com o que se poupa energia e se evita contaminação do médio ambiente. E também é econômica para a família, poupa-se dinheiro na alimentação do menino, devido à menor incidência de doenças, os meninos amamentados ocasionam menos gasto a suas famílias e à sociedade em medicamentos e utilização de Serviços Sanitários e originam menos perdas por ausentismo trabalhista de seus pais. ELEMENTOS NUTRITIVOS DO LEITE MATERNO O leite dos primeiros dias, telefonema calostro, é amarelada e espessa. Precisamente por isso é rica em anticorpos que protegem ao bebê de infecções graves e o estimula a mamar freqüentemente. O calostro tem efeitos laxantes e ajuda ao bebê a evacuar o meconio de seu intestino, eliminando assim a bilirrubina, que em excesso provoca ictericia (cor amarelada da pele).Durante os primeiros sete dias, o calostro vai perdendo sua cor, e o leite se vai pondo cada vez mais branca. Este leite é de duas classes: a primeira é aguada e escassa, produz-se e junta nos peitos nos intervalos entre as mamadas; a segunda se produz durante as mamadas, é abundante e espessa, sacia, alimenta e engorda ao bebê. É mais branca porque contém mais quantidade de gorduras e proteínas. A chamada "leite aguada" é a primeira que o bebê toma e acalma a sede. A chamada "leite gordo" é a segunda que o bebê toma, vem na "baixada do leite" e acalma a fome do bebê. |
2 CA CHORROS:
Graciela es una entrada de gran valor e importancia, ya que clarifica todos los beneficios de las madres a amamantar a sus hijos.
Felicitaciones a él.
Besos,
Ana Martins
Tesoro por aqui se incentiva à Lactância Materna, há muitas mamães que não podem aceder ao Leite Maternizada, pelo que alimentam os bebês com leite de vaca, não apta para os pequeñitos...me alegro muitíssimo te tenha agradado...meus beijinhos preciosa!!!
Gracias por comentar