-->

CENTRO ARGENTINO DE TEATRO CEGO

Palomas

"Vivemos na sociedade da imagem, uma sociedade onde o aparente é bem mais importante que o real, até o ponto que um acaba ocupando o lugar do outro e a imagem se mostra como etiqueta visível de objetos e valores humanos. Um já não é o que o que faz, nem sequer é o que tem senão que é o que aparenta. Num clima social tão receptivo a este meio imaginário é fácil compreender como se confunde o "ver" com o sentir, e "a imagem" com a realidade"
Jenny Fraser -A sociedade da imagem-
O texto pertence à Web de Teatro Cego
Imagen: Google



O "Teatro Cego" ou "Teatro às cegas" é uma nova forma de sentir o real; assim, ao estar imersas num espaço sem luz, as pessoas se vêem obrigadas a perceber a realidade desde outro lugar, com outra magnitude.

Esta técnica se oferece como um meio que facilita o desenvolvimento das capacidades de cada indivíduo, ao mesmo tempo que fomenta o trato igualitário e a empatia, destruindo os preconceptos da imagem e os efeitos negativos que sua idealização produz.

Não é um teatro "de" ou "para" cegos, senão de e para todos já que permite o desenvolvimento das potencialidades de todos e de cada um porque todos estamos inclusos.

No Teatro Cego se apagam as diferenças entre as pessoas, diferenças que são aparentes e que só se percebem através da vista.

Como os espetáculos se oferecem ao todo escuridão, permitem acercar às pessoas com incapacidades visuais e integrá-las plenamente num ambiente de trabalho e aprendizagem, já que ao não ser necessário o uso do sentido da vista para sua plena realização, a incapacidade virtualmente desaparece, voltando-se indiferente.

Quem fazemos o Centro Argentino de Teatro Cego não pensamos na cegueira como incapacidade, senão que entendemos que é possível oferecer um espaço artístico diferente e que emprega outras linguagens.

O Centro Argentino de Teatro Cego é o único no mundo. No meio da escuridão total, a gente desfruta de diferentes espetáculos. Um deles "Às cegas com luz" convida a um jantar a escuras...




Centro Argentino de Teatro Cego
Te: (+5411) 6379-8596
Mail: info@teatrociego.com
Zelaya 3006 (esquina Jean Jaures al 700)
Abasto


O Centro Argentino de Teatro Cego recebeu um reconhecimento especial da Associação de Cronistas de Espetáculos, o prêmio que esta associação outorga anualmente aos espetáculos e intérpretes teatrais.

O ACE foi entregado como reconhecimento especial ao Centro Argentino de Teatro Cego (Zelaya e Jean Jaurés, Bº da Abasto) por Sua ação solidária e eficaz na contramão dos preconceitos já que tanto cegos como videntes protagonizam os espetáculos que a sala oferece.

O prêmio ACE foi recebido por Gerardo Bentatti (Produtor Geral), Martín Bondone (Diretor Geral), e acompanhado por Luz Yacianci, Gabriel Griro e Carlos Cabrera e entregado pela atriz Graciela Duffau.



Recomendo-lhes ler o artigo de Jenny Fraser A sociedade da Imagem

Jenny Fraser fincando aqui podem conhecer sua obra.

0 CA CHORROS:

:)) w-) :-j :D ;) :p :_( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| :-T :] x( o% b-( :-L @X =)) :-? :-h I-)

Gracias por comentar

 
Ir Arriba