-->
20nov2009
20nov2009

O PRATO DE MADEIRA

Palomas

Muitos anciãos são maltratados, quiçá produto da distorção de nossa cultura, onde o “velho” é caduco, sem proveito. Muitas vezes os sentimos como “estorvos”, um ônus a levar a custas. Geralmente são desatendidos, apartados em asilos.
O texto pertence a um correio recebido.

O video visto em
Vagabundia
Imagen: Google

Um senhor de idade foi viver com seu filho, a nora, o neto de 4 anos de idade.As mãos do ancião já estavam trémulas, sua vista empañada de cansaço e seus passos instáveis.

A família comia reunida na mesa; as mãos trémulas e a vista escassa do avô o traíam à hora de comer. Os grãos rodavam de seu prato e caíam ao solo. Quando tomava um copo, o leite se derramava na toalha de mesa. Seu filho e a nora se irritavam sem controle pelo “desastre”.

-“Devemos fazer algo com respeito a papai”, disse o filho. “Já é demasiado leite derramada, ruído de gente comendo com a boca aberta e comida atirada pelo solo”.

Decidiram colocar uma pequena mesa num rincão da cozinha. Ali o ancião comia solito, enquanto o resto da família o fazia na mesa.

Desde que o avô rompesse uns pratos, sua comida era servida num prato de madeira.

Quando a família olhava para o avô sentado ali só, as vezes soltava lágrimas de seus olhos. Mesmo assim recebia reproches, quando deixava cair um talher ou comida ao solo.

O pequeno de 4 anitos, prestava atendimento a tudo, em silêncio. Uma noite antes de jantar, o papai advertiu que o menino estava no solo com pedaços de madeira.

Perguntou-lhe ao pequeno -que fazes aí?
O menino respondeu -“Estou criando um prato para ti e outro para mamãe, para que quando eu seja grande, comam neles”.
O pequeno sorriu e seguiu com sua tarefa.

Aquelas palavras tiveram um forte impacto em seus papais, comoveram-se, pequenas lágrimas começaram a fluir de seus olhos.

Ainda quando ninguém falou de nada, ambos sabiam o que tinham que fazer. Aquela noite, o avô foi conduzido gentilmente à mesa da família.

0 CA CHORROS:

:)) w-) :-j :D ;) :p :_( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| :-T :] x( o% b-( :-L @X =)) :-? :-h I-)

Gracias por comentar

 
Ir Arriba