-->

TRÊS RAROS SENHORES

Palomas

Por morros de areia, a orlas do mar, os três Reyes Magos vão cavalgar. Primeiro Melchor, segundo Gaspar, e o mais morenito o rei Baltasar.
Imagen Google
Relato: Norberto Firpo


De onde vêm vocês? -perguntou, desconfiado, o vista de alfândega.

-De Oriente -respondeu o mais ancião e achacoso dos três, sem dúvida com seus ossos à miséria ao cabo de tão longa cavalgada em camelo.

-De Oriente Médio? -inquiriu o vista de alfândega, já com certa brusquedad.

-Más ou menos. Atravessamos vários desertos. Somos reis -disse o morocho, esboçando plañidera sorriso, com intenção de que o servidor público se a copiasse.

Mas o servidor público era um burocrata de lei e não tinha por que ser amável com indivíduos tão estrafalarios, e para pior vindos quem sabe de onde.

-¡A ver os passaportes! -exigiu.

-Não temos passaportes -disse o mais jovem, que ainda assim era um senhor bastante maior-. Não temos documentos de nenhuma classe.

-O sento. Não os posso deixar passar. O governo está restringindo o rendimento de imigrantes. Façam-me o favor, corram-se a um custado.

-Não somos imigrantes -gritou o mais ancião, a quem urgia uma boa massagem com árnica-. Voltaremos a nossos pagamentos muito cedo, depois da Epifania.

-Levamos vários dias viajando. Os desertos são esgotantes. Cada vez há menos oásis -disse o morocho-. ¡Ufa!, dias inteiros seguindo uma estrela. (O rei bastante maior lhe deu um codazo.)

-Noites inteiras seguindo uma estrela -o corrigiu-. durante o dia não se vêem as estrelas.

-E daí há nessas bolsas? -perguntou o vista de alfândega, assinalando uns enormes vultos junto aos camelos, não menos impacientes. Por algo esses pobres ruminantes tinham a importuna meio desinflada.

-Nesta bolsa há mirra; nesta outra, incenso? -contestou a coro, o trio.

O servidor público deu um forte murro ao balcão e lhes espetó:

-Mirra? Incenso? ¡Recórcholis! Talvez ignoram que está terminantemente proibido o rendimento de certas ervas? Talvez não sabem que só com receita médica? A única exceção é o boldo. E daí trazem na terceira bolsa?

-Bueno? Umas quantas barritas de ouro. Prometemos fazer uma oferenda -informou o rei mais ancião, trémulo e com notórias mostras de mal-estar.

Ao burocrata de rançosa estirpe se lhe achisparon os olhos.

-Ouro? Caramba, ¡tê-lo dito antes! -musitó, de repente gentil-. Talvez possa fazer uma exceção com vocês, se me dispensam uma módica gentileza.

Rato depois, os três raros personagens acharam o caminho expedito. E a celebração da quarta-feira vindoura se deve a que cumpriram com sua missão.

0 CA CHORROS:

:)) w-) :-j :D ;) :p :_( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| :-T :] x( o% b-( :-L @X =)) :-? :-h I-)

Gracias por comentar

 
Ir Arriba